quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A realidade não pode ser modificada senão quando o homem descobre que é modificável e que ele o pode fazer.

O homem não pode participar ativamente na história, na sociedade, na transformação da realidade se não for ajudado a tomar consciência da realidade e da sua própria capacidade para a transformar. (...) Ninguém luta contra forças que não entende, cuja importância não meça, cujas formas e contornos não discirna; (...) Isto é verdade se se refere às forças da natureza (...) isto também é assim nas forças sociais (...). A realidade não pode ser modificada senão quando o homem descobre que é modificável e que ele o pode fazer.“
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987).
Foto e texto em: http://auribertoeternochocalheiro.blogspot.com.br/…/educaca… 



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Projeto Mulheres Paranaenses da UniBrasil presta homenagem à Terezinha Vareschi.


FACBRASIL.EDU.BR


Gente, tô aqui bem feliz com esta indicação. Faz muito bem e incentiva a gente a seguir em frente, mesmo com os desafios constantes.
Projeto Mulheres Paranaenses presta homenagem à Terezinha Vareschi.
Em março, o UniBrasil Centro Universitário prestará homenagem às mulheres de destaque no Paraná, em várias áreas. O evento ocorre no Mês da Mulher, demonstrando à comunidade acadêmica, por meio da valorização da atuação feminina, o trabalho da mulher na construção do nosso Estado e o posicionamento da Instituição quanto à questão de gênero; cada Escola do UniBrasil faz uma indicação, considerando também a afinidade entre seu foco acadêmico e as realizações da indicada. Estas homenageadas são escolhidas dentre mulheres que não fazem parte do UniBrasil.
A homenageada da Escola de Negócios, Terezinha Vareschi, empreendedora da conservação no programa E-CONS da SPVS, presidente da APAVE - Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana, é também empreendedora social na microempresa Airumã Estação Ambiental que foi recentemente reconhecida oficialmente como a 12a. Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM).
Conhecida por “trabalhar duro” para proteger as áreas verdes de Curitiba e região, Terezinha também cuida da própria saúde, frequenta aulas de Yoga duas vezes por semana e faz caminhadas três vezes por semana. Há mais de 30 anos é adepta da Medicina Preventiva, como a Homeopatia, a Acupuntura, a Técnica Alexander e demais terapias energéticas complementares, conforme a necessidade. Adora ler, ouvir música e relaxar junto à Natureza. Grande parte do trabalho que presta à APAVE é voluntário.
Ela acredita que suas ações são as que mais podem contribuir para a melhoria de vida das demais mulheres. Atualmente com 61 anos, divorciada aos 50, com uma vida sempre mais dedicada à família, teve a necessidade de enfrentar o mercado de trabalho e ir em busca de sua sustentabilidade. Enfrentou grandes desafios e graças a eles pode crescer muito e aprender que sempre podemos recomeçar. Para isto é preciso acreditar que nossos sonhos podem ser realizados, agir com garra, com Fé na Vida. Estar sempre aberta a reaprender, a aprender, a inovar, a se reinventar sempre que preciso for!
Com filhos já adultos e morando fora do Brasil, grande parte do seu tempo é dedicado à causa que abraçou nos últimos anos: contribuir para que florestas urbanas sejam preservadas, propiciando qualidade de vida aos seus habitantes.
Texto: Wanda Camargo – coordenadora do Projeto Mulheres Paranaenses.

FACBRASIL.EDU.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Esperança!



Uma espera
Que espera
esperan
esperanç
esperança
esperanç
esperan
Uma espera
Que espera
Esperança!

Quando nada mais resta
Que o esperar
Esperar o quê?
Morte?
Vida?
Coragem?
O que fica?
A Esperança 
da Espera!

Tere Vareschi
23/01/2015