APAVE - Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e RM















 


Presidente da APAVE 

Terezinha Vareschi

 NOTÍCIAS

 16 de maio de 2012

Propriedade Particular vira Reserva Ambiental em Curitiba

 

 


Orlando Cini Júnior, Osvaldo Navarro Alves e o prefeito Luciano Ducci

O prefeito municipal de Curitiba, Luciano Ducci, oficializou dia 16 de maio a criação da RPPNM – Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal, Bosque da Coruja, no Pilarzinho. O evento contou com a participação do diretor da Cini Bebidas e presidente da APAVE – Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e RM, Orlando Cini Júnior.

O Bosque da Coruja pertence ao arquiteto Osvaldo Navarro Alves desde 1977 e é a quinta reserva da cidade a fazer parte deste projeto. A área é uma prova de que é possível morar bem sem desmatar e em uma casa se destaca pela forma peculiar que se integra à natureza. Para o arquiteto, esta parceria com o poder público é uma inovação em prol do meio ambiente e deve colocar Curitiba mais uma vez como referência para o mundo.

Segundo Orlando Cini Júnior, Curitiba tem 900 áreas com potencial para se tornar RPPNM. “Precisamos conscientizar os donos destas áreas verdes para participar e assim evitar a destruição da natureza. Estamos realizando um forte trabalho à frente da APAVE, para buscar melhores condições e incentivos aos proprietários que se preocupam com o meio ambiente”, diz.

Orlando Cini Júnior é um amante da natureza e proprietário da RPPNM Ecoville, que foi a segunda reserva particular da cidade.  A RPPNM tem como objetivo preservar a fauna e a flora das propriedades particulares que possuem mais de 70% de área coberta por vegetação nativa.
Os locais que passam a fazer parte da RPPNM contam com vários incentivos, entre eles a redução ou isenção do IPTU e a capacidade de comercializar o potencial construtivo da área.
Após a cerimônia, os convidados participaram de um coquetel com docinhos e gasosas da centenária Cini Bebidas, em uma casa também com mais de 100 anos no Bosque da Coruja.

|

 

 30 de abril de 2012  

O Programa já aconteceu e foi muito bom! Deixamos aqui como registro das ações que estamos empenhados, nós da Airumã Estação Ambiental, da APAVE - Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e RM  e demais participantes do programa, em defesa da biodiversidade de nossas matas nativas!

 

 Amigos (as):

Segue nossa foto do programa "Nossa História - Meio- Ambiente" que irá ao ar no sábado, dia 28 de abril, ás 19:00 horas pela rádio E-Paraná am 630  e terá reapresentação no domingo, dia 29 às 8:00 da manhã.
Pela internet, o programa poderá ser ouvido em todo o Brasil e exterior acessando, nesses mesmos dias e horários :
www.e-parana.pr.gov.br
e clicando no link "rádio am 630 ao vivo".

Obrigada pela presença!

Atenciosamente,
Zélia Sell
www.nossahistoriaam630.blogspot.com

 

 

23 de abril de 2012

 

REUNIÃO DA APAVE COM O PREFEITO LUCIANO DUCCI

Pensando globalmente e agindo localmente, vamos avançando confiantes que a causa que a APAVE - Associação dos Proprietários de Áreas Verdes de Curitiba e RM defende é nobre e precisa do apoio de todos nós!







O prefeito Luciano Ducci recebeu, na tarde desta segunda-feira (23), representantes da Associação dos Protetores de Áreas Verdes (Apave), da Comissão de Direito Ambiental da OAB-PR e de outras entidades ambientais. “As ideias trazidas pelo grupo são inovadoras e devem estimular novas RPPNMs (Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal)”, elogiou o prefeito.

O grupo de trabalho, formado no ano passado por iniciativa de proprietários de áreas verdes de Curitiba e Região Metropolitana, apresentou propostas que tem como principal objetivo sensibilizar outros proprietários a transformarem suas áreas em RPPNMs.
Para saber mais, acesse o link abaixo!
Cidade tem potencial para ter 900 Reservas do Patrimônio Natural - Prefeitura Municipal de Curitiba

 

23 de março de 2012

REUNIÃO DA APAVE COM A SECRETÁRIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE


 Em Defesa da Biodiversidade das Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana

 Curitiba tem potencial para ganhar em breve 400 novas áreas de Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal – RPPNMs. Esta é a avaliação da Associação dos Protetores de Áreas Verdes (Apave), que foi recebida nesta sexta-feira (23) à tarde pela secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.


O grupo, formado no ano passado, elaborou uma lista de sugestões para incrementar a política pública voltada à conservação da biodiversidade do município. “Temos a expectativa de que, se conseguirmos efetivar estas questões, conquistaremos mais 300, até 400 RPPNMs em breve”, informou o presidente da Apave, Orlando Cine Júnior.

 


Curitiba tem hoje quatro RPPNMs consolidadas e 23 em processo de implantação. A primeira foi criada em 2007, na área de preservação do Rio Cascatinha, na bacia do Barigüi, e tem oito mil metros quadrados de floresta com araucária, além da mata ciliar.
 

Marilza Dias elogiou a iniciativa da Apave, formada basicamente por proprietários de áreas verdes. “Esta ação mostra o quanto eles estão envolvidos e abraçaram a causa. Além da preocupação com a manutenção de suas áreas, ainda estão empenhados em convencer outros proprietários a transformarem suas áreas em RPPNMs. É uma parceria muito positiva”, disse a secretária.
 

Orlando Cine confirmou que o grupo está em contato com centenas de proprietários de possíveis novas RPPNMs, mas disse que o convencimento esbarra em algumas questões. Uma delas seriam as regras sobre venda de potencial construtivo das terras, o que, segundo ele, poderiam ser mais claras e objetivas.
 

Outra sugestão apontada pela associação é a criação de um selo verde, que fosse conferido às construtoras que adquirissem estes potenciais construtivos, como forma de incentivo às mesmas.
 

Após receber e discutir a lista de sugestões, a Secretaria do Meio Ambiente informou à Apave que, dentro de um mês, todas as questões serão analisadas internamente. “Muitas deles exigem a avaliação de técnicos de outras secretarias municipais, como Finanças e Urbanismo, mas avançaremos na discussão de todas”, disse Marilza.
 

Cobertura vegetal - A RPPMN foi criada por lei para proteger a fauna e a flora de uma propriedade com mais de 70% da área coberta de vegetação nativa — aquela que ocorre naturalmente em um ambiente.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente já cadastrou cerca de mil áreas verdes com potencial para se tornarem reservas particulares. São áreas com restrições legais para corte de vegetação ou para construção. Os lotes são considerados de grande valor ambiental.

Para transformar uma propriedade em reserva particular, a solicitação deve ser feita à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O imóvel continua sendo do proprietário, mas o mecanismo traz inúmeras vantagens, como: direito à isenção do valor do terreno de bosque no cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); possibilidade de transferência de 100% do potencial construtivo (aquilo que deixará de construir para conservar) para outras áreas da cidade que não tenham restrições ambientais e possibilidade de negociar o potencial construtivo com o mercado da construção civil.

As quatro RPPNMs já existentes em Curitiba estão localizadas nos bairros Santa Felicidade, Campo Comprido, Santo Inácio e Bacacheri. Juntas, elas possuem cerca de 34 mil metros quadrados de área verde.

No total, Curitiba possui mais de 77 milhões de metros quadrados de vegetação nativa de porte arbóreo, entre bosques públicos e em áreas particulares.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal é um dos mecanismos que contribuem para que a cidade seja um exemplo em ações ambientais e de sustentabilidade. A manutenção de um bosque nativo ajuda a conservar e recuperar a biodiversidade e melhora a qualidade de vida dos moradores.

Segue o link da reportagem:
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-pode-ter-400-novas-reservas-naturais/26199


Um comentário:

  1. Luiz Anselmo Tourinho20 de agosto de 2012 às 05:33

    Olá bom dia.

    Moro na barreirinha, no Jardim Querência II, aqui ainda temos uma grande quantida de verde, pois moramos numa área de bosque cadastrado pela prefeitura. Ultimamente as novas contruções têm desmatado consideravelmente as áreas. Temos um bosque que pertence a prefeitura, mas está abandonado, alguns moradores que cuidam da área. Gostaríamos de transformar esta área num bosque, mas até agora a prefeitura não se interessou em cercá-la para impedir invasão. Gostaria de obter a ajuda de vocês para fechar a área e transformá-la num bosque de Curitiba. Sou o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Querência II - Luiz Anselmo Tourinho (luiz.tourinho@brturbo.com.br) 8858-8966.

    ResponderExcluir