Projeto de Auroville |
Auroville, é uma comunidade internacional , perto de Pondicherry, no Estado de Tamil Nadu, no sul da Índia , construída com o propósito de ser uma “Cidade Universal, onde todos , homens e mulheres, pudessem viver em harmonia ,independente de nacionalidade, raça, crenças e politica, para realizar a unidade humana na diversidade.
Sua proposta urbanistica é original e desenvolve a cidade em forma de uma espiral simbolizando a evolução humana e no centro se ergue majestoso o Templo de Matrimandir.
Atualmente , tem cerca de 2 mil e duzentos moradores originários de 45 países , inclusive do Brasil, além de muitos indianos que moram no local e trabalham nas mais diversas atividades. A população cresce constantemente e não raro alguns dos seus milhares de visitantes, se apaixonam pelo lugar e filosofia de vida e alí permanecem.
O projeto foi apresentado ao Governo da Índia ,que deu sua autorização e encaminhou para a Assembléia geral da UNESCO. Em 1966, em uma resolução unânime, a UNESCO dava seu aval ao projeto, dizendo que era importante para o futuro da humanidade.
Em 28 de fevereiro de 1968, cerca de cinco mil pessoas, se reuniram em assembléia realizada no local (Anfiteatro), onde seria o centro da futura cidade , para a cerimônia de inauguração onde compareceram representantes de cerca de 124 nações incluindo o Estado da Índia.
Auroville foi fundada dentro dos princípios da Yoga Integral, concebida e desenvolvida por Sri Aurobindo e “A Mãe". O conceito da cidade iniciou-se nos idos de 1930, porém foi em 1960 que a Associação Sri Aurobindo em Pondicherry propôs o início da sua construção , nas formas pensada por eles .
Sri Aurobindo |
A Mãe - The Mother |
Quem foi Sri Aurobindo e “A Mãe” ?
Sri Aurobindo foi um lutador em prol da liberdade da Índia e contemporâneo de Gandhi. Ele realizou um trabalho político e jornalístico de relevância. Poeta retirou – se posteriormente da vida pública dedicando-se ao trabalho interior e da consciência que ele chamou de supramental. Escreveu muito e sua obra revela uma complexidade e uma simplicidade notáveis. A essência do que pode ser chamada a evolução futura do homem , é a base inspiradora da experiência de Auroville , que foi idealizada e iniciada por sua companheira e discípula Mira Alfassa, “A Mãe”. Ele morreu em 1950, aos 78 anos, deixando o trabalho espiritual conhecido como“O Ioga de Sri Aurobindo.
Foi ela que começou a organizar e expandir tanto os grupos de seguidores do Mestre bem como seus ensinamentos e criou, após a sua morte o Centro Internacional de Educação Sri Aurobindo, uma referencia hoje na Índia, para dar aos jovens indianos oportunidade de um novo tipo de educação, projeto que acalentava há muitos anos.
“Para aqueles que estão satisfeitos com o mundo do jeito que ele é, obviamente Auroville não tem razão para existir”, dizia ela, que morreu aos 92 anos.
Matrimandir
Templo de Matrimandir |
A “Área da Paz” – localizada no centro da cidade compreende o maravilhoso Templo de Matrimandir e seus jardins, o anfiteatro onde está guardada a “Urna da Unidade Humana”, com terra de 124 nações e 23 estados indianos e o lago que cria uma atmosfera de calma e serenidade ao local e também serve para irrigar toda a área.
A cidade, com uma circunferência de cerca de 1,25 k, está cercada por um extenso cinturão verde. Fazendas orgânicas, florestas, áreas de preservação de espécies (flora e fauna) em extinção, além de servir como celeiro para os alimentos consumidos na comunidade, plantação de ervas medicinais utilizadas em medicamentos naturais, lugar de recreação, escolas, etc.
Auroville - Centro de Visitantes Conheça mais: https://viagensculturais.wordpress.com/2010/06/26/auroville-%E2%80%93-a-cidade-universal/ |