terça-feira, 28 de junho de 2011

ABORDAGEM TERAPÊUTICA DO UNIVERSO SIMBÓLICO DO TAROT

(por Terezinha Vareschi)
O Tarot, com seus símbolos e imagens ancestrais, é um Portal  que revela inúmeras facetas do nosso universo interior e propicia uma orientação valiosa que nos possibilita entrar em comunicação direta com nossos verdadeiros sentimentos e necessidades.

Ao consultarmos o Tarot  numa abordagem terapêutica, conhecemos melhor as motivações que nos levam a agir, identificamos os bloqueios que dificultam nosso desenvolvimento, esclarecemos dúvidas e obtemos uma melhor compreensão de nossos processos.

Assim, nos conhecendo melhor, somos mais aptos a dar um direcionamento às nossas vidas que responda às nossas necessidades e valores mais profundos. Ao agirmos em consonância com o que sentimos ser melhor para nós,  nos fortalecemos,  nos equilibramos  e nos tornamos seres mais saudáveis e harmônicos.

Conforme o interesse e necessidade do Consultante, sessões posteriores  são indicadas com a utilização da Terapia Floral, bem como práticas energéticas que propiciam positivar, equilibrar e trazer melhor qualidade de vida.

Terezinha Vareschi

Desde 1990, Terezinha Vareschi orienta pessoas que buscam maior autoconhecimento, autoaperfeiçoamento e equilíbrio interior, utilizando o universo simbólico do Tarot numa abordagem terapêutica, aliada aos Florais de Bach.
Há mais de 40 anos, se dedica ao estudo e à prática de áreas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, entre elas holismo, espiritualidade, terapias naturais, simbologia, psicologia, tradições místicas, entre outras.  

No processo de autoaperfeiçoamento  trilhado ao longo da vida, formou-se terapeuta holística,  na área de desenvolvimento do potencial humano e da saúde  integral para a melhoria da Qualidade de Vida. Foi orientadora no Grupo Gurdjieff de Curitiba.

Viveu cinco anos na França onde foi iniciada na tradição viva do tarot terapêutico com o Mestre Monsieur Claude-Girard, terapeuta holístico e psicanalista. Junto a terapeutas franceses aperfeiçoou o trabalho com o universo simbólico do Tarot de Marseille, enquanto instrumento de mediação terapêutica.

Participou do Instituto Junguiano de Paris e do Itrec - Instituto Transdisciplinar sobre a Pesquisa do Ser e da Consciência, junto à terapeutas, filósofos e pesquisadores da consciência humana, de renome.  

Foi vice-delegada da ONG Mãos sem Fronteiras, capacitando Multiplicadores em várias regiões do Brasil, com cursos, palestra e seminários.   Formada em Dinâmica de Grupos pela SBDG - Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos.

Atualmente é mentora e gestora de Airumã Estação Ambiental - Centro de Vivência e Convivência Ambiental http://airumaestacaoambiental.blogspot.com localizada em uma área de proteção ambiental, no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba.

Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido acesse:

Contato e agendamento de consultas:
Fone: (41) 3016-9346 /9610-5084      

 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

MEU SALTO QUÂNTICO



Compartilho, pois é bem assim que me sinto!


"Depois de muitos anos dormindo, acordo em um corpo que se recompõe e se refaz, como se tratasse de um segundo nascimento. É possível que este seja o autêntico nascimento do meu ser, meu novo ser, talvez inclusive para o que eu sempre estive preparada. Seria interessante talvez rebatizar-me, mas batizar a mim mesma me parece um pouco estranho. Aqui estou eu, sendo testemunha de mim mesma, eu tento sair e me ver com a perspectiva, com o olhar científico que descreve enquanto sent
O meu despertar ocorre em um salto quântico, depois de anos de valorizar a necessidade de mudar alguns processos em minha mente, de pensar no positivo que seria se ... e sem fazer nada realmente. É claro que na minha vida eu tenho amadurecido e evoluído, como todas as pessoas que podem chamar pessoas. Considero que tenho uma consciência social, o amor pela natureza e humanidade. Tenho estudado meu caráter, a minha personagem,  tenho tentado superar traumas de infância, construir um projeto satisfatório de vida, cuidar da minha vida afetiva e emocional, com meus amigos, companheiro, minha família. Eu sou uma psicóloga profissional que segue com vontade imensa de aprender e melhorar. No entanto, a mudança que hoje experimento, adquire um valor dimensional. Poderia muito bem fazer uma lista das qualidades e defeitos da minha pessoa, que tenho procurado analisar e melhorar, com esforço consciente e inconsciente, e tenho conseguido, até certo ponto. Poderia explicar todo o meu processo evolutivo como uma série de etapas que foram cumpridas, com muita dor, com muito esforço, de maneiras científicas, com suas causas e efeitos. Mas agora eu sinto que a mudança ocorre através de uma ruptura , um salto em minha consciência, uma mudança qualitativa do meu ser, que permanece sendo meu ser.
Há momentos na vida em que uma pessoa se deita azul e acorda verde, acredita cegamente numa premissa quando se deita e se levanta descrente ou com outra convicção. Alguns podem chamar de  crenças pouco assentadas, insegurança, insubstancialidade ou inclusive superficialidade. Mas ao que me refiro é de uma mudança em todos os níveis: físico, mental e emocional. Um salto quântico.
Se eu escuto meu processo, eu posso ouvir meus neurônios se chocarem entre si, como as células de um feto em criação. Eu me sinto triste e confusa e com medo eu não consigo explicar bem o que está acontecendo comigo. Eu também ouço o meu estômago, que ruge, meus órgãos são torcidos e feridos, a sofrer mutações. Minhas pernas tremem, e tudo tem gosto amargo. Eu não posso realizar qualquer atividade física. Estou muito cansada. Meu corpo pede descanso e sono, e eu lhe dou. E quando eu sonho com as imagens representam toda a minha vida, todas as pessoas importantes ou não, até mesmo alguns quase esquecidos parecem despedir de mim em uma cerimônia da morte e da vida. E meus sonhos são tão reais que quando eu acordo creio que eu estou vivendo duas vidas e eu duvido de qual é a 'verdadeira'.
E nada disso tem uma explicação racional que possa expor aos outros. Simplesmente me sinto em evolução. Se eu falar sobre minhas emoções, também estão em turbulência. Estou triste e as lágrimas vêm-me em desespero, e eu as abraço, e eu tenho a sensação de que estou morrendo, e é verdade, eu morro. Morrer para renascer, redescobrir, para despertar. E eu vejo as coisas com outros olhos e sinto o mundo a milhares de quilômetros. E eu sinto a terra e o universo, e sinto a sua ligação comigo. E esteja onde estiver sinto meus dedos se fundem com a terra e se tornam raízes, e meu tronco cresce  e dele saem ramos.
E desperto, e conheço e sei, e sorrio. E de repente surge dessa conexão e desse despertar um sentimento que cresce, em questão de milésimos de segundo, uma emoção tão intensa que eu não posso conter e que transborda de mim em lágrimas. É como se naquele momento pudesse se expandir,  voar e saber. E se eu fecho meus olhos vejo o universo diante de mim, e posso voar e subir e estou, e meu corpo físico não pode conter tudo o que sei neste momento. Mas não considero isso uma jornada espiritual ou viagem astral, tenho lido a que se refere o termo. Não que eu saia do meu corpo, simplesmente é : que não me cabe! Eu fico em um mundo de sonho que sinto um abraço, um carinho, um sorriso, como se algo ou alguém a rir comigo e dizer: Vê?É possível, ÉS!. E enquanto tudo isso acontece, eu que estou vivendo é o AMOR, sim, em maiúsculas mesmos porque excede o fato de sentir amor, é que eu estou vivendo e tocando, é que praticamente tornou-se 'matéria' e eu estou dentro dele. É uma sensação tão viva, tão livre e tão feliz que eu suponho poderia ser chamado de êxtase, embora eu não me sinta muito identificada esta palavra por todas as conotações moralistas e histórica que tem, mas se não usá-la teria de inventar outra palavra para descrever.
E me deixo levar, e peço ao universo para encher o meu copo de abundância, crescimento, sabedoria, renascimento. E me ajude a ajudar, se for esse o plano que tiver para mim.
Então eu volto para a terra firme, e percebo que passei horas nesse estado e eu estou deixando de lado minhas obrigações terrenas, o meu compromisso para os outros. Eu mal posso ler, continuar trabalhando, cumprir as tarefas com os meus pacientes. Eu tenho que fazer um enorme esforço para conseguir. No entanto, quando estou trabalhando minhas palavras vem sozinhas e sinto que o amor da humanidade em mim, e estou muito feliz por me sentir parte dela, e todo dia encontrar mais desse sentimento em torno de mim, em estranhos, pessoas da rua ao meu entorno, e pessoas do meu convívio, nas pessoas que eu amo.
Sim, eu sei que estou vivendo me próprio salto quântico e me pergunto quantas pessoas vão estar passando o mesmo neste momento. E eu me sinto impaciente para saber, conhecer, fazer e seguir sentindo.  Claro que, com uma maravilhosa sensação de felicidade que busca serenidade e se encontra com o êxtase ..."

Irene Mollá Balañac para StarViewerTeam International 2011.
Tradução Livre: Arauto do Futuro

Outros artigos Star Viewer já traduzidos:

terça-feira, 14 de junho de 2011

Tarot e Sincronicidade: Um Encontro Consigo Mesmo!

 Por Terezinha Vareschi

"Cada um dos Arcanos do Tarot representa uma fase do Processo de Individuação, um retrato do que se move nas profundezas do Ser. Contatá-los, conhecê-los e saber interpretá-los pode significar a descoberta de um Caminho que conduz ao Encontro Consigo Mesmo...”.

O psicólogo suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) reconheceu que os eventos sincrônicos em nossas vidas tinham um sentido muito mais abrangente do que o chamado mero acaso, e que se relacionavam diretamente com o nosso psiquismo.


Eventos, acontecimentos sincrônicos, as assim chamadas coincidências significativas, acontecem tantas e tantas vezes que nos deixam surpresos, quando não perplexos. Ficamos a nos perguntar como é que estas coisas acontecem: Serão frutos de uma mera causalidade, mero acaso? O que elas significam? Por que acontecem? Que mecanismos ocultos acionam esse processo? A repetição é um dos mecanismos básicos da nossa psique, e acredita-se que a sincronicidade é reveladora e necessita ser compreendida.


Os fatos vão se repetindo, se repetindo em sonhos, símbolos ou acontecimentos, até que finalmente, a nossa compreensão sobre algo é despertada, até o momento que se abre um caminho e a gente começa a escutar a si mesmo. Assim, iniciamos a nossa jornada em busca do autoconhecimento, em busca da apropriação de nossos dons e talentos para a realização do nosso potencial no mundo.


Entre as Terapias que trabalham com a Sincronicidade, possibilitando revelações esclarecedoras dos processos individuais que conduzem à mudanças significativas na vida, é aquela propiciada pelo Universo Simbólico do Tarot enquanto Instrumento de Mediação Terapêutica.


Sabemos que as imagens simbólicas não são criações irresponsáveis da psique. Pelo contrário, respondem a uma necessidade: elas têm o poder e a missão de mostrar tudo aquilo que a mente conceitual não consegue explicar. Sem o universo simbólico o ser humano é cortado da realidade profunda da vida e de sua própria alma. O pensamento simbólico é inerente ao ser humano e precede à linguagem e à razão discursiva. Os símbolos estão sempre presentes no psiquismo humano e revelam aspectos da realidade, os mais profundos, que desafiam todos os outros meios de conhecimento.


No Universo Simbólico do Tarot encontramos um poderoso aliado que efetivamente auxilia a nos conhecermos mais profundamente. Neste sentido, o Tarot é um maravilhoso Sistema de Conhecimento, pois contém em seu simbolismo uma reserva inesgotável de arquétipos e símbolos. As lâminas do Tarot traduzem, por intermédio de seus símbolos, todo um campo de arquétipos, isto é de padrões energéticos que residem no nosso inconsciente e que estão impressos na nossa alma.


Em uma Sessão Terapêutica, no mais puro evento sincrônico, vamos acessando símbolos e imagens que refletem o nosso universo interior, despertam nossa sensibilidade, revelando aquilo que necessitamos saber sobre nós mesmos a respeito da situação que estamos vivenciando. Assim, colocando um pouco mais de luz nas indagações sobre os acontecimentos em nossas vidas, nos sintonizamos com nossas reais demandas, esclarecemos dúvidas, conhecemos melhor os impulsos que nos levam a agir desta ou daquela maneira, entre outros.


Mais conscientes de nós mesmos, saímos de uma sessão capacitados a tomar decisões com mais conhecimento de causa, e em consonância com o que sentimos ser mais justo para nós, possibilitando que o resultado de nossas ações na vida nos fortaleça, equilibre e nos torne seres mais plenos e harmônicos.


Agende sua Consulta
Terezinha Vareschi
41-3016-9346
41- 9610-5084
http://terevareschi.blogspot.com

Melhor Explicação Animada que ja vi sobre Chakras! Parte 1

Sou...Apenas um Ser que quer Ser!



Sou... Escrevo: sou...
Sou, por Deus, o quê?
Quem me entende nessas horas de agonia?
Quem me atende quando tudo dói?
 

Ai que descrença infinita,
Ai que vontade de não ser nada, ínfimo objeto
Qualquer coisa, menos gente.
Gente, prá que?
Sem objetivo, sem nexo, sem rumo...
E Deus, meu Deus onde andará?

Nesta busca infinda de mim mesma, Deus onde andará?
No que creio?
O que busco?
Meus anseios?
Sei lá !
 

Mas lá no fundo, uma voz se ergue e clama
E brada e brame:
Nem louca, nem perdida,
Nem confusa, nem nervosa,
Apenas e tão somente
Um ser que quer Ser
É só!


Extraído de "Poemas: Da Escuridão Rumo à Luz" por Tere Vareschi