segunda-feira, 25 de outubro de 2010

TAROT E SINCRONICIDADE

“Cada um dos Arcanos do Tarot representa uma fase do Processo de Individuação, um retrato do que se move nas profundezas do Ser. Contatá-los, conhecê-los e saber interpretá-los pode significar a descoberta de um Caminho que conduz ao Encontro Consigo Mesmo...”.

O psicólogo suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) reconheceu que os eventos sincrônicos em nossas vidas tinham um sentido muito mais abrangente do que o chamado mero acaso, e que se relacionavam diretamente com o nosso psiquismo.

Eventos, acontecimentos sincrônicos, as assim chamadas coincidências significativas, acontecem tantas e tantas vezes que nos deixam surpresos, quando não perplexos. Ficamos a nos perguntar como é que estas coisas acontecem: Serão frutos de uma mera causalidade, mero acaso? O que elas significam? Por que acontecem? Que mecanismos ocultos acionam esse processo? A repetição é um dos mecanismos básicos da nossa psique, e acredita-se que a sincronicidade é reveladora e necessita ser compreendida.

Os fatos vão se repetindo, se repetindo em sonhos, símbolos ou acontecimentos, até que finalmente, a nossa compreensão sobre algo é despertada, até o momento que se abre um caminho e a gente começa a escutar a si mesmo. Assim, iniciamos a nossa jornada em busca do autoconhecimento, em busca da apropriação de nossos dons e talentos para a realização do nosso potencial no mundo.

Entre as Terapias que trabalham com a Sincronicidade, possibilitando revelações esclarecedoras dos processos individuais que conduzem à mudanças significativas na vida, é aquela propiciada pelo Universo Simbólico do Tarot enquanto Instrumento de Mediação Terapêutica.

Sabemos que as imagens simbólicas não são criações irresponsáveis da psique. Pelo contrário, respondem a uma necessidade: elas têm o poder e a missão de mostrar tudo aquilo que a mente conceitual não consegue explicar. Sem o universo simbólico o ser humano é cortado da realidade profunda da vida e de sua própria alma. O pensamento simbólico é inerente ao ser humano e precede à linguagem e à razão discursiva. Os símbolos estão sempre presentes no psiquismo humano e revelam aspectos da realidade, os mais profundos, que desafiam todos os outros meios de conhecimento.

No Universo Simbólico do Tarot encontramos um poderoso aliado que efetivamente auxilia a nos conhecermos mais profundamente. Neste sentido, o Tarot é um maravilhoso Sistema de Conhecimento, pois contém em seu simbolismo uma reserva inesgotável de arquétipos e símbolos. As lâminas do Tarot traduzem, por intermédio de seus símbolos, todo um campo de arquétipos, isto é de padrões energéticos que residem no nosso inconsciente e que estão impressos na nossa alma.

Em uma Sessão Terapêutica, no mais puro evento sincrônico, vamos acessando símbolos e imagens que refletem o nosso universo interior, despertam nossa sensibilidade, revelando aquilo que necessitamos saber sobre nós mesmos a respeito da situação que estamos vivenciando. Assim, colocando um pouco mais de luz nas indagações sobre os acontecimentos em nossas vidas, nos sintonizamos com nossas reais demandas, esclarecemos dúvidas, conhecemos melhor os impulsos que nos levam a agir desta ou daquela maneira, entre outros.

Mais conscientes de nós mesmos, saímos de uma sessão capacitados a tomar decisões com mais conhecimento de causa, e em consonância com o que sentimos ser mais justo para nós, possibilitando que o resultado de nossas ações na vida nos fortaleça, equilibre e nos torne seres mais plenos e harmônicos.

Agende sua Consulta
Terezinha Vareschi
41-3016-9346
41- 9610-5084
http://terevareschi.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário